13 outubro, 2010

o perigoso ÓLEO DE COZINHA .....

Ver imagem em tamanho grandeVocê sabia que apenas 1 litro de óleo jogado na pia ou vaso sanitário contamina até 1 milhão de Litros de água? Por isso, não jogue o óleo de cozinha na pia ou no ralo.
Isto provoca problemas ambientais graves quando chega nos rios, causando a morte de peixes e comprometendo toda a vida aquática, porque o óleo forma uma camada na superfície da água do rio, que impede a passagem de luz. Além disso, prejudica todo o encanamento de sua casa trazendo despesas com canos entupidos. 

            .....e com esse óleo da para fazer sabão.....
      ......ai vai a receita.....


Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;

- 2 litros de água;

- 200 mililitros de amaciante;

- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa forma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.


Receita 2: com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado;

- 2 litros de água;

- ½ copo de sabão em pó;

- 1 kg de soda cáustica;

- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas formas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

Ver imagem em tamanho grande“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem.Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário